EUA faz voos de reconhecimento na Síria mas nega cooperação com Damasco







Os Estados Unidos começaram a realizar voos de reconhecimento sobre a Síria, para localizar potenciais alvos de ataques aéreos contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI), mas a operação não tem qualquer coordenação com o governo em Damasco, que também combate os jihadistas.

Várias fontes afirmaram que aparelhos estrangeiros sobrevoaram a Síria, inclusive uma ONG local, que citou "aviões de reconhecimento não sírios" sobre o leste do país na segunda-feira, que depois transmitiram as informações obtidas sobre as posições do EI "ao governo sírio via Bagdá e Moscou".

Nesta terça-feira, o porta-voz da Casa Branca Josh Earnest afirmou que "não há qualquer projeto de coordenação com o regime sírio no momento em que enfrentamos esta ameaça terrorista", mas um funcionário sírio - que pediu para ter a identidade preservada - garantiu que "a cooperação já começou e os Estados Unidos passam informação a Damasco através de Bagdá e Moscou".

Na véspera, o regime de Damasco havia anunciado sua disposição de cooperar em nível internacional, inclusive com Washington, para combater os jihadistas. O presidente Bashar al-Assad é acusado de ter atacado seu próprio povo ao reprimir brutalmente manifestações contra o governo que desencadearam uma guerra civil em março de 2011

O governo sírio também deixou claro que qualquer ataque em seu território precisa de sua cooperação, pois, caso contrário, consideraria a atitude uma "agressão".

O governo dos Estados Unidos, que efetuou mais de 100 ataques aéreos contra as posições do EI na região norte do Iraque desde 8 de agosto, cogitou na semana passada a possibilidade de atacar a vizinha Síria, após a decapitação do jornalista americano James Foley por combatentes do grupo ultra-radical.

Segundo uma autoridade americana entrevistada pela AFP, os Estados Unidos estão prontos para enviar aviões-espiões e drones para a Síria para recolher informações sobre os jihadistas e preparar o terreno para eventuais ataques.

O que achou desta noticia? Comente! Fora de tópico Mostrar Código Esconder Código Mostrar EmoticonEsconder Emoticon

Obrigado pelo seu comentário